sábado, 30 de março de 2013

Corridas no mês de abril

É turma o mês de março chega ao fim e vamos ao novo mês que se inicia na próxima segunda, e com ele muitos eventos esportivos para todos os gostos.

No MTB teremos até o momento as seguintes provas:
14 de abril - corrida do CTGantuá - Praia do Forte/BA
14 de abril - Pró desafio Terra do Leite - Arapiraca/AL
21 de abril - Copa Mosso 1ª etapa - Feira de Santana/BA
21 de abril - 2ª Etapa do Sergipana de MTB - Lagarto/SE

Na corrida de rua:
07 de abril - Corrida da estação/outono (5km) - Arapiraca/AL
14 de abril - 1º Desafio de revezamento (revezamento) - Marechal Deodoro/AL
20 de abril - XX corrida cidade de Lagarto (7km) - Lagarto/SE
21 de abril - Corrida de Tiradentes (5km e 10km) - Maceió/AL
21 de abril - Corrida de rua da Unit (7km) - Aracaju/SE
25 de abril - Circuito da Lua - 31ª edição - revezamento 2,5km (5km) - Maceió/AL

Outros esportes:
14 de abril - 1º Duathlon da Orla de Atalaia - Aracaju/SE

Qualquer novo evento que surgir estarei atualizando essa postagem. Lembrando que as provas aqui postadas estarão sempre no eixo Sergipe, Bahia e Alagoas devido a uma maior facilidade de locomoção para muitos adeptos do esporte.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Circuito das Estações Adidas - Outono

No último domingo dia 24 de março, realizei pela primeira vez uma corrida da Adidas, de início uma festa bem organizada,um ótimo kit para os corredores, uma maravilha de organização se comparada a muitas outras corridas de rua que já realizei.
Mais vamos aos contras, já que relatei os prós:

  1. a divisão dos corredores em blocos de tempo - inviável, já que os inscritos não a respeitam e se misturam aos que possuem tempos melhores ou piores, se o objetivo de muitos corredores é baixar o tempo, uma corrida com o número de 3800 inscritos é inviável esse tipo de divisão.
  2. distribuição de água - essa não é por conta dos organizadores e sim de seus participantes, que não se importam com os demais participantes e jogam os copos no meio do percurso, possibilitando assim a chance de causar um acidente.
  3. horário de largada - apesar de ter sido iniciada as 07:30, o tempo já estava muito quente e muitos participantes reclamaram disso.
  4. caminhada - muitos participantes que caminharam no percurso, obstruía a passagem dos demais, formando uma verdadeira parede humana, presenciei até pessoas caminhando lado a lado conversando, falta de respeito com os que estão correndo e buscando passagem.
  5. retirada do kit - colocar dois pontos para os inscritos enfrentarem fila é sacanagem, um ponto para tirar a numeração e outro para pegar o kit, isso não cola.
  6. tempo - a grande reclamação dos participantes, muita gente teve problema com a cronometragem de seus tempos, em sua grande maioria o tempo foi acrescido de 2 minutos, muito tempo para quem busca melhorar.
No mais a corrida foi muito boa e animada, e aguardamos a próxima etapa que será no mês de julho, até lá teremos antes algumas outras corridas.







segunda-feira, 11 de março de 2013

1ª Etapa do Sergipano de MTB 2013


Foi realizado na manhã do último domingo dia 10 de março, o 2º circuito de MTB do povoado Cardoso no município de São Cristóvão, válido pela 1ª etapa do Campeonato Sergipano de MTB 2013.
Com um circuito de aproximadamente de 9,6km e com bons trechos técnicos, o grande adversário dos atletas foi o forte calor que fez durante a prova, calor este que culminou na desistência de vários atletas durante a prova.
As categorias participantes foram: Elite, Sub-30, Master A, Master B, Master C, Turismo, Feminino e Open.
Os resultados por categoria foram:

Categoria Elite:
1º colocado – Will Bala
2º colocado – João Victor
3º colocado – Almir
4º colocado – Victor Fontes
5º colocado – Rivaldo

Categoria Sub-30:
1º colocado – Diogo Silva
2º colocado – Lourenço
3º colocado – Jeziel
4º colocado – Visconde
5º colocado – José Ricardo

Categoria Master A:
1º colocado – Márcio Fidelix
2º colocado – Danilo Messias
3º colocado – Marcelo de O. Souza
4º colocado – César
5º colocado – Roosevelt

Categoria Master B:
1º colocado – Adelmo Melo
2º colocado – Ricardo
3º colocado – Luis Eduardo
4º colocado – Ricardo Galindo
5º colocado – Tamar Monteiro


Turismo:
1º colocado – Jamisson Tavares
2º colocado – Tibério Melo
3º colocado – Peterson Silva
4º colocado – Lucas Lopes
5º colocado – Paulo Henrique

Feminino: 
1ª colocada – Sandra
2ª colocada – Elisângela
3ª colocada – Andiária




Open:
1º colocado – Reginaldo Moreira
2º colocado – Marcos Antônio
3º colocado – Dante Alexandre
4º colocado – Lucas Vinícius
5º colocado – Ronan Colares




Categoria Master C:
1º colocado – Ademar








Fica agora a expectativa para a 2ª etapa que já está sendo estudada o seu local para a realização.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Equipamentos para Mountain Bike


Alguns equipamentos são necessários e outros totalmente indispensáveis. Veja abaixo uma relação de alguns deles. Mas lembre-se: é só uma sugestão. Você pode acrescentar alguns itens ou retirar outros.

Capacete: Com certeza o item mais importante, protegendo a cabeça contra eventuais quedas, amortecendo impactos diretos contra pedras, raízes e árvores, além, é claro, do próprio chão. É feito de poliestireno, material leve e bom absorvedor de impactos. Existem capacetes especiais para downhill que cobrem a cabeça toda, devido as altas velocidades alcanças nesta modalidade do mountain bike.

Óculos: São necessários para a proteção dos olhos do ciclista, pois ele evita respingos de lama, pedrinhas e insetos de atingir a vista, atrapalhando a condução da bicicleta. Um óculos específico para mountain bike muitas vezes não tem lentes escuras, pois, de maneira geral, a trilha não é muito clara devido a densa vegetação, sendo a lente transparente ou âmbar.

Luvas: Também considerado um item importante, pois um bom controle da bicicleta depende de uma boa empunhadura. A luva ameniza o suor escorrido dos antebraços e o da própria mão, permitindo assim, um melhor desempenho. Além disso, quando se cai, a primeiro coisa que se faz é apoiar-se com as mãos, e usando luvas o que fica esfolado são elas e não a sua mão.

Camisa: Apesar de não ser indispensável, o uso de uma camisa apropriada pode nos trazer alguns benefícios. Geralmente estas camisas são produzidas com um tecido especial, como o "coolmax", que tem como objetivo fazer com que a transpiração seja facilmente absorvida e evaporada, evitando que você fique encharcado. Além disso, nestas camisas existem práticos bolsos nas costas, onde se podem colocar documentos e ferramentas.

Bermuda: Também feitas com tecidos especiais, a bermuda é um importante aliado para o nosso conforto, pois costumam ser acolchoadas na região perineal, atenuando assim a dor sentida em percursos mais longos. Além disso, deve ter tecido elástico, ficando bem "colada" ao corpo, evitando que em descidas a bermuda fique presa ao selim, vindo a poder causar um acidente.

Sapatilha: Deve ser utilizada num estagio mais avançado do ciclista, pois requer uma certa experiência. Como elas se fixam no pedal, pode-se também fazer força de baixo para cima, ou seja, puxando o pedal para si. Além disso, depois de encaixado os pés sempre se manterão na posição correta, acarretando assim um melhor desempenho.



Acessórios



Ciclocomputador: Permite que o ciclista controle melhor o seu ritmo, fornecendo uma ampla gama de informações úteis. Um ciclocomputador de boa qualidade costuma ter, pelo menos, sete funções: velocidades instantânea, média e máxima; distância; odômetro; cronômetro e relógio. Há modelos mais sofisticados que podem indicar freqüência cardíaca, altitude, temperatura, pressão atmosférica e possuem alarmes para níveis mínimos ou máximos de algumas funções. 

Bar-Ends: O bar-end não é um acessório imprescindível, mas pode ser de bastante utilidade, principalmente para bikers que costumam enfrentar subidas. Ele ajuda a manter uma postura mais ereta e uma melhor distribuição de peso, além de propiciar mexer um pouco as mãos, evitando o formigamento.

Faróis e Refletores: Os refletores são acessórios obrigatórios por lei, devendo ser instalados na dianteira, na traseira e nos pedais. Há refletores do tipo pisca-eletrônico, que tem uma visibilidade maior, sendo indicados para ciclistas que gostem de pedalar à noite. Já a lanterna é um acessório para o mountain biker que costuma fazer trilhas à noite, devendo ter um farol de boa luminosidade.

Caramanhola: A famosa garrafinha! Nem é preciso dizer a sua importância, devendo sempre conter água fresca e potável. Existem modelos térmicos, que mantém a água gelada por mais tempo. Uma boa dica é botar a caramanhola no congelador na noite anterior à trilha, assim a água só vai descongelar completamente quando você estiver no meio do mato, podendo, assim, bebê-la bem geladinha.



Kit Trilha

Quando se for fazer uma trilha, é importante levar ferramentas para fazer pequenos consertos e algum material de primeiros socorros. Esse kit pode ser levado dentro de uma bolsinha de selim. Veja a lista abaixo:

Bomba-de-Ar e Kit Remendo: Ítens fundamentais para se fazer uma trilha, pois não é um pneu furado que vai estragar o nosso passeio. O kit remendo deve conter: cola vulcanizante; lixa; espátula e remendos de vários tamanhos. Já a bomba-de-ar deve ter bico compatível com a sua cãmara-de-ar (Presta ou Schaerer), Abaixo, um pequeno guia de como remendar o pneu:
1º Retire uma banda do pneu do aro utilizando a espátula.
2º Tire a tampinha da válvula e retire a cãmara.
3º Com a bomba encha um pouco a cãmara e veja por onde o ar sai.
4º Lixe em volta do furo.
5º Aplique a cola sem muito exagero e espere 5 minutos.
6º Retire o papel laminado do remendo e aplique o remendo sobre o local do furo.
7º Recoloque a cãmara no pneu.
8º Recoloque o pneu no aro e encha-o.

Ferramentas: Para efetuar pequenos consertos na trilha deve-se levar: chaves allen (veja o tamanho dos parafusos de sua bicicleta), fenda e philips; chave de raios; saca-correntes e um pequeno alicate. Vale a pena procurar no mercado ferramentas do tipo "tudo-em-um" especiais para bicicleta, que englobam muitas dessas funções, poupando espaço e peso.

Primeiros-Socorros: Leve sempre para trilha curativos para possíveis ferimentos que podem acorrer, são eles: atadura; esparadrapo; gaze; band-aid e um anti-séptico em spray. Levando esse material, você será capaz de sanar pequenas hemorragias e realizar imobilizações.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Mapeamento da Serra de Itabaiana

No último domingo (03 de março), fomos até a Serra de Itabaiana ver a possibilidade de realizarmos uma trilha de bike com a turma naquela região, um local famoso por vários treckings, áreas de rapel, belas cachoeiras, mais infelizmente para pedalar (pelo menos por onde fomos) não dá.
O terreno composto de muitas pedras e areia fofa, dificulta a pedalada e coloca em risco os menos experientes no pedal, tudo bem que a beleza do local compensa, mas se for para visitarmos o local com a turma será realizando um trecking, que não está fora dos nossos planos.
No mais, estamos verificando um novo local para a trilha do mês de março.

Abraços e VAMOS PEDALAR!!!!!










sábado, 2 de março de 2013

Corrida do CT de Mountain Bike será disputada em duplas no dia 14 de abril na Praia do Forte


O próximo desafio do CT de verão Gantuá já está marcado. Será no dia 14 de abril com uma disputa especial de Mountain Bike em duplas. A prova terá categorias por soma de idades e promete atrair tanto os atletas mais experientes como os iniciantes, já que terá dois tipos de percursos: Light e Power. 

As inscrições para a Corrida do CT de MTB serão online e já estão disponíveis (clique aqui).
Confira abaixo a tabela de datas e valores:

De 30 de março a 5 de abril (Última semana) – Sem desconto
R$ 70,00 por atleta (R$ 140,00 a dupla)

De 1 de março a 29 de março - Desconto de 14,28%
R$ 60,00 por atleta (R$ 120,00 a dupla)