sábado, 22 de setembro de 2012

Treinar ou passear...

Creio que a maioria dos competidores começaram a gostar do esporte de MTB ou Speed depois de iniciarem em passeios ciclísticos, e após participarem de sua primeira competição, definiram realmente o que queriam, continuar em passeios ou competir em novas provas.
Eu, como a grande maioria dos ciclistas que conheço e competem, iniciaram assim: convidados por algum amigo ou iniciativa propia passaram a passear de bike, conheceram novas pessoas e grupos, depois de um tempo por incentivo de outros, aceitaram o desafio de participarem de alguma prova e dai então ou tomaram gosto pela competição ou não.
Quando definido a preferência da competição, muita coisa muda em meio de treino, o que era passeio passa a ser um tipo de treino, as paradas rotineiras que antes existia passam a não existir mais, fotos? só se alguém tirar sua, pois esses momentos que se curtia passa a ser raros. As saídas para pedalar agora possuem objetivos diferentes, distâncias determinadas, tempo, velocidade média, tudo passa a ser monitorado.
É sofrido, cansativo, dolorido, tudo quanto é ido pode ter no treinamento, mais o que parece ser sofrido para uns, para outros é gratificante e prazeroso.