domingo, 17 de junho de 2012

Upgrade na Bike

No começo era apenas para ir para o trabalho, depois passeios, trilhas e por fim as competições. Muitos adeptos do ciclismo começam desta forma.
Minha primeira bike pós adolescência veio muito após mesmo, mais de 10 anos depois de me tomarem de assalto uma Sundown verde com suspensão dianteira.
Ir para o trabalho não compensava ir de carro e com o material de trabalho também não era muito bom ir de ônibus, então aproveitei uma promoção em um supermercado e comprei uma Houston aro 26 por nada menos que R$ 159,00 e ainda parcelado para 5x. Voltava então a pedalar somente para o trabalho, sempre o mesmo percurso, leve e curto, que mesmo assim o conjunto de relação não suportou o tranco e rompeu corrente e quebrou o câmbio traseiro, voltava então a ir trabalhar de carro.
Depois de alguns meses tomei a pequena coragem de comprar uma bike de R$ 1.500,00, era uma Caloi Elite 2.4 aro 26, bike muito boa que me serviu por um ano, me proporcionando assim a paixão pelo Mountain Bike. Então veio a Specialazed HardRock Sport Disc aro 26, com uma geometria de quadro muito melhor que a Elite e em conjunto também e com esta atual bike veio também a primeira competição.
No povoado Cardoso participei da minha primeira competição de MTB, circuito de 10km com duas voltas para os iniciantes. Com trechos bem técnicos a prova foi muito boa e logrei o 4º lugar embaixo de um sol escaldante. Pós competição veio os ajustes na bike para os treinos da próxima prova e a apresentação dos itens a serem mudados na bike e dentre eles a necessidade de trocar a suspensão dianteira, praticamente como prioridade devido ao desgaste provocado por trilhas anteriores.

Sendo assim comecei a ver a gama da Rock Shox e decidi-me pela Recon 351 Coil U-Turn. A suspensão tem uma amplitude variável de 85 a 130mm através do sistema U-Turn, que é extremamente fácil de utilizar. Tem poplock que permite regular a suspensão para mais rígida ou mais suave, e fazê-lo enquanto se conduz.
A forma como reage às imperfeições do solo é muito boa, permitindo um elevado conforto e precisão de condução. Com uma altura de 85mm as subidas fazem-se bem, e com uma altura de 130mm temos uma posição muito satisfatória para descidas. Em percursos mais técnicos podemos andar entre os 90 e os 110mm.
A resistência do conjunto é igualmente boa, e a Rock Shox Recon permite pequenos saltos bem como fazer algumas trilhas de downhill sem problemas. Dá-se bem em qualquer tipo de terreno, quer seja estrada, terra batida, ou terreno acidentado. Basta ajustar a regulação para aquela que melhor se adequar com o terreno em questão, e temos a garantia de uma condução precisa, segura e confortável.

 Com suspensão antiga
Com a Rock Shox Recon 351