segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vamos nos mover - Atividade Física é o caminho

 Circuito Qualidade Caixa


O esporte é um meio de aflorar o extraordinário potencial do ser humano. Por meio da luta na busca da auto-superação, o esporte individual reforça a capacidade de a pessoa acreditar em si mesma e forma a inteligência espiritual. Os benefícios para a saúde física, mental e emocional são muitos e largamente difundidos.
O atletismo é o esporte-base do indivíduo, pois repete e estimula os movimentos naturais do homem: correr, saltar, lançar. Dentro do atletismo, a corrida é uma das práticas mais populares. Ela fortalece o sistema cardiovascular, a resistência física, ajuda a queimar calorias e melhora o humor das pessoas.  
A preocupação com a qualidade de vida e com a promoção da saúde e da estética tem despertado, cada vez mais, o interesse pelas corridas de rua. Com esta popularização, o número de adeptos e atletas cresceu significativamente em todo o mundo, assim como no Brasil, especialmente em São Paulo.
O Circuito Qualidade Caixa quer justamente privilegiar uma outra região do país. Começando por Natal, João Pessoa e Maceió, o Circuito Nordeste pretende diminuir algumas diferenças regionais e dar continuidade à disseminação das corridas de rua Brasil afora.
Como uma atividade física de massa, a corrida de rua vai se tornar mais popular ainda. Com características relacionadas aos movimentos naturais, aos baixos custos, aos benefícios à saúde e às relações sociais, essa é uma tendência mundial com a qual o Circuito Qualidade Caixa já está contribuindo.


Sobre Aracaju
Aracaju, em Sergipe, surpreende: ela é apontada como a capital com a menor desigualdade do nordeste brasileiro, é a cidade com os hábitos de vida mais saudáveis do país e a capital com o menor índice de fumantes. Mais: fundada em 1855, Aracaju foi a primeira capital planejada do de um estado brasileiro. Todas as suas ruas foram projetadas para desembocarem no rio Sergipe e por isso a cidade parece um tabuleiro de xadrez.
No último censo realizado em 2010, Aracaju possuía, então, 570.937 habitantes. Somada aos municípios que formam a Grande Aracaju – Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão –, o número chegava a 835.564. A história de Aracaju está intimamente ligada à cidade de São Cristóvão, antiga capital da Capitania de Sergipe, atual Estado de Sergipe. Foi com essa transferência de capital que Aracaju cresceu e se fortaleceu.
O relevo plano de Aracaju torna a cidade bastante apropriada para o ciclismo, prática que não para de crescer pela região. Meio de transporte para as classes mais baixas, entre eles trabalhadores da construção civil, o uso da bicicleta tem aumentado também entre a classe média. Isso é resultado da iniciativa da Prefeitura em investir maciçamente em infraestrutura urbana que agregue os ciclistas. Hoje, Aracaju possui algumas grandes ciclovias. As ciclovias mais antigas se encontram na avenida Augusto Franco e na avenida Beira Mar. As mais recentes ficam na avenida São Paulo – em direção aos bairros da periferia – e na praia de Atalaia.
Aracaju não tem as praias mais badaladas do Nordeste, mas oferece uma grande variedade de programas e passeios. O principal cartão-postal da cidade é a Orla de Atalaia, cheia de atrativos. Localizada a 9 km do centro da capital, a Orla de Atalaia possui lagos naturais e fontes com iluminação especial, 4 campos de futebol, quadras poliesportivas,quadras de tênis, rampas de skate, cartódromo, quiosques, calçadão, ciclovias, áreas de ginástica, parede de escalada e a cidade da criança. É na Orla que fica a Passarela do Caranguejo – área cheia de bares e restaurantes que servem pratos típicos da cozinha regional –, e o Centro de Arte e Cultura de Sergipe, que reúne obras artísticas e artesanato locais.
Com 6 km de extensão, é na Orla de Atalaia que também se localiza o Oceanário de Aracaju, fundado e mantido pelo projeto TAMAR. Inicialmente criado para proteger tartarugas-marinhas em extinção no litoral brasileiro, o TAMAR ampliou seu trabalho e ampara também tubarões e outras espécies da vida marinha. O Oceanário de Aracaju abriga diversos animais marinhos em 20 aquários e tanques.
O Cânion de Xingó, um dos lugares mais bonitos do Estado, fica nos arredores de Aracaju e é perfeito para a prática de esportes radicais como escalada, tirolesa, rapel e trekking. Um dos maiores cânions do mundo é um vale profundo com 65 km de extensão e 170 m de profundidade, e tem larguras que variam entre 50 e 300 metros.