quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dicas de técnicas e condicionamento para o mountain bike

Para realizar uma prática de exercícios correta é necessário uma série de cuidados, preparações e precauções e dentre os pontos mais importantes no Mountain bike é a preparação e condicionamento físico do praticante, seja ele iniciante ou profissional. O preparador físico Alexandre Lima desmistifica alguns desses pontos importantes. Um dos alertas é com relação ao aquecimento e ao alongamento necessários ao condicionamento e resistência, que, porém, são confundidos e praticados de maneira incorreta.
O aquecimento é indispensável para a prática esportiva, porém ele apenas prepara seu corpo para o exercício, já o alongamento é algo treinável. Pode-se reservar de um a dois dias, exclusivamente, para treino de alongamento, que trabalhará o alongamento do músculo e dará mais flexibilidade ao praticante, e que é a soma de três fatores: força, velocidade e agilidade. Porém esses treinos são contra-indicados antes e após treinos fortes ou competições. 
O que é indicado para esses momentos é o alongamento usado apenas como aquecimento, apenas para trabalhar um pouco da musculatura que será utilizada naquele treinamento. 
Sobre a musculação há três trabalhos importantes a serem realizados, que são ter foco em músculos motores específicos, prevenção de desequilíbrios musculares e trabalhos específicos do tronco. 
A combinação perfeita para um atleta que pretende ter um bom desempenho no Mountain bike é estar forte e leve, com o percentual de massa gorda entre 12 e 13% do total, mas esse controle deve ser feito única e exclusivamente por um profissional de educação física e nutricionista. 
E o resultado de todo o treinamento, acompanhamento médico e nutricional e preparação física resulta no adiamento do desgaste do corpo. Alexandre conta que é impossível um atleta, por mais bem preparado que ele esteja, não sinta dores ou desgastes em uma prova de endurance e longa distância, como maratonas e ultramaratonas, porém a união de todos esses fatores faz com que ele demore mais para sentir essas dores. 

Fonte: http://www.webventure.com.br