terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Iniciando os treinamentos: estamos fazendo isso de forma correta?


O novo ano se aproxima e breve estaremos retomando as rotinas de treinamentos visando às competições. Mas será que faremos isso de forma correta? Dispomos de meios para darmos inicio aos treinamentos sem maiores problemas? Percebo ao longo de minha vida como praticante de atividade física, por algumas vezes competidor, que alguns pontos que permeiam o treinamento serem negligenciados, às vezes por falta de conhecimento do atleta ou até mesmo por estes se acharem o papa dos treinamentos. Mas vamos a alguns pontos que são fundamentais para um bom treinamento e consequente a isso possível bons resultados.

O treinamento para qualquer modalidade, não se inicia em calçar um tênis e ir correr ou montar em uma bike e sair para pedalar determinadas distancias, o treinamento começa com exames médicos, sim exames médicos (teste ergométrico, sangue, fezes, urina, hormonal), que por vezes é negligenciado por grande parte dos atletas amadores. Esses exames apontarão em qual real situação seu corpo se encontra para a prática da atividade física e se você possui alguma necessidade de reposição hormonal, alterações sanguíneas, dentre outros.

A consulta junto a um nutricionista também é aconselhável, para que desta forma se possa ter uma alimentação de acordo com as necessidades de seu esporte e assim seu corpo tenha uma melhor demanda de energia para os treinos e provas.

Preparador físico, este é o profissional que todos pensam que são. É o profissional que pode ser capaz de identificar possíveis falhas/erros no seu treinamento, responsável pela planificação do treinamento de acordo com as exigências da modalidade e provas, quanto à carga de treino e duração, realiza testes físicos para que dessa forma possa dividir da melhor forma possível estas cargas. Geralmente ocupa a função de preparador físico/técnico. Lembrando que o preparador físico não se limita somente na especificidade da modalidade, este traça treinos físicos que vão desde o fortalecimento muscular até propriocepção motora.

Técnico, este geralmente acompanha o atleta em todas as provas, é responsável pelas estratégias e junto com o preparador físico é responsável pela planificação do treino, traçando os principais objetivos durante o ano.

Outros profissionais também são de grande importância para um bom treinamento físico, e por vezes passam mais despercebidos, como o fisioterapeuta que auxilia na recuperação de movimentos ou até mesmo na reeducação postural e dentistas, uma vez que pequenos problemas na arcada dentária podem acarretar em diversos problemas como: dores nas articulações, músculos, dores de cabeça, etc.

Como também sabemos que, a grande maioria destes serviços custa determinado valor, ficando assim fora da realidade de muitos competidores, aconselharia que pelo menos o médico fosse consultado, para aí sim se iniciar os treinamentos.

Bons treinos a todos


Edvaldo Bezerra
CREF: 1801 G/SE