quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O tamanho ideal do quadro da bicicleta


A escolha do tamanho do quadro é fundamental para um bom desempenho e conforto numa bicicleta, para fazermos uma comparação, imagine se um corredor ou um jogador de futebol calçasse uns números a mais ou a menos, a prática esportiva não seria impossível, mas difícil não é mesmo? Com a bicicleta não é diferente.
A medida determinante para a escolha do tamanho ideal do quadro não é a altura do ciclista, mas sim a medida do cavalo (da virilha a planta dos pés).
Antes de escolher o quadro é importante saber que temos dois tipos de medidas de quadro, uma para bicicletas do tipo speed em cm e outra para mountain bike que adota as medidas em polegadas. O quadro de moutain bike deve ser menor para ter mais agilidade nas trilhas, etc
Encontrando o tamanho ideal

Speed
A fórmula mais usada para encontrarmos o tamanho ideal é do engenheiro suíço Wilfried Hügg que é o cavalo * 0.65
Por exemplo, com a medida do cavalo de 74 cm, aplicamos 74*0.65, assim o quadro ideal é 48 cm.





Mountain bike
A fórmula mais usada para encontrarmos o tamanho ideal é transformar o cavalo em polegadas depois subtrair 14.
Por exemplo, com a medida do cavalo de 74 cm, aplicamos 74 : 2.54 -14 dessa forma o quadro ideal é 15.13 ver tamanho aproximado
Medindo o cavalo

Para medir o cavalo fique em pé (descalço) com as pernas esticadas, com uma trena veja quantos centímetros tem do chão a virilha.

Medindo o quadro

Speed
Medimos o tamanho do tubo vertical desde o centro do eixo do movimento central até o centro da intersecção do tubo vertical com o horizontal.

Mountain bike
Medimos o tamanho do tubo vertical desde o centro do eixo do movimento central até o topo externo do tubo horizontal.