quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Treinamento de Ciclismo para a saúde


O principal benefício do ciclismo em relação à corrida seria a drástica redução das cargas de impacto sob as quais as articulações são submetidas durante o processo de treinamento de corrida em longo prazo.
A hipertrofia está diretamente relacionada ao limiar de excitação das fibras de contração rápida que só são atingidas em sobrecargas muito elevadas. O grau de hipertrofia gerado pelo ciclismo dependerá do nível e tipo de treinamento, e principalmente pela genética do atleta. A médio e longo prazo, o treinamento de ciclismo acarretará um processo de ganho de massa que estará diretamente ligado as características do treinamento e as individuais do atleta. É um erro comum achar que o ganho de força está diretamente ligado "somente" a hipertrofia. Atletas escaladores (subidores de montanha) precisam de força e ao mesmo tempo não podem ficar "pesados”, com uma massa muscular muito avantajada que refletirá em mais peso para carregar. Já os atletas de sprint precisam de uma massa muscular avantajada a fim de obter potência (força + velocidade = explosão).
Os suplementos a serem utilizados dependerão de vários fatores que englobam o treinamento. Geralmente em treinamento de alto nível são feitas constantes mensurações de variáveis metabólicas a fim de se constatar a necessidade de tipos específicos de suplementação. No dia a dia é comum usar suplementos repositores de energia ricos em carboidratos, visando manter o nível de glicose sanguínea que diminuirá a velocidade de degradação do glicogênio muscular (retardando a fadiga periférica) e do glicogênio hepático (retardando o processo de catabolismo gerado pela obtenção de energia proveniente de outras vias metabólica que não a glicose).
É possível diminuir a concentração de gordura e aumentar o volume de massa muscular com o treinamento de ciclismo. Isso dependerá do tipo e tempo de treinamento e principalmente pela ingesta calórica. O emagrecimento é matemático. É necessário investigar a necessidade de ingestão em relação ao gasto promovido. Além disso, o emagrecimento independe da modalidade praticada, o que será fundamental é o gasto energético promovido e o consumo calórico do praticante. Durante a corrida ocorre um maior consumo de oxigênio nos músculos dos membros superiores em relação ao ciclismo por causa do gesto motor mais abrangente. Em pessoas com sobrepeso elevado, a ausência do impacto articular do ciclismo em relação à corrida favorecerá o emagrecimento em longo prazo, em virtude da menor probabilidade de lesões (contribuirá para a continuidade no esporte).


Fred Magro CREF: Nº27909-G/RJ