quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Você sabe o que é ciclocross?


O ciclocross é uma disciplina do ciclismo muito original, as bicicletas de Ciclocross (muitas vezes abreviado para apenas "cross") podem parecer, à primeira vista, bicicletas de estrada, mas são na realidade bastante diferente em vários aspectos. Os quadros devem ter espaço adicional, de modo que não entupirem com lama e permitirem o uso de pneus mais amplos, e com mais saliências. Estes pneus são obrigatórios para a aderência em “off-road”, especialmente em piso escorregadio e lamacento, condições que são comuns nas corridas de cross de inverno, mas devem ser muito menores do que os pneus de uma bicicleta de montanha e utilizam o maior diâmetro 700c, mais comummente encontrados em bicicletas de estrada. Por causa dos pneus, e da necessidade de espaço para a acumulação de lama, os travões devem ser muito diferentes. Para este efeito, travões cantilever são comuns, ou, em alguns casos, uma versão menor dos travões “V-Brake” é usada. Um segundo conjunto de alavancas de travão também pode ser usado no guiador para permitir uma maior facilidade de acesso para todas as posições da mão. Relações de transmissão são geralmente mais baixas do que em numa bicicleta de estrada, uma vez que as provas de cross são geralmente em condições de lama e os pilotos também podem encontrar subidas íngremes durante os eventos.


Em competição, as bicicletas devem, ocasionalmente, ser apanhado e levado por cima de obstáculos ou se uma encosta íngreme não for transponível em cima da bicicleta em condições escorregadias, por isso eles devem ser leves, e os tubos do quadro são desenhados de forma a serem mais confortável quando colocados sobre um ombro dos pilotos. Estas bicicletas devem ser mais robustas do que uma bicicleta de estrada para suportar o uso fora de estrada. Guiadores mais largos são frequentemente instalados para melhorar a movimentação, e pneus tubulares (tubos), ainda são preferidos para competição, visto poderem ser usados com baixa pressão para proporcionar a máxima aderência e conforto para o piloto, mas primeiro deve ser colada firmemente à roda.



Além da competição, as bicicletas de cross tem boa performance para muitos outros usos. O espaço livre para pneus mais largos, e a natureza robusta dos quadros tornam estas bicicletas ideais para passear, e por isso muitas bicicletas estão agora incluindo diversos suportes como padrão. Há também amplo espaço para a colocação de um guarda-lamas, o que significa que servem perfeitamente como bicicletas de treino de estrada no Inverno, investir numa bicicleta destas pode significar uma bicicleta para cumprir vários papéis, tornando mais fácil a justificação do investimento.